quinta-feira, 15 de abril de 2010


PELOURINHO

O Pelourinho

Sabe-se que quando estruturava-se uma vila, erguia-se em pelourinho – coluna de pedra cilíndrica, símbolo das “armas e insígnias costumadas por bem da justiça”.
Nele afixavam-se os editais da Câmara e expunhava-se às vistas do povo os criminosos que teriam de ser castigados. Encontrava-se em frente a Matriz, na atual Praça Porto Rocha, onde foi colocado em 1660.
Após a Independência do Brasil em 1822, alguns políticos investiram contra o símbolo local do antigo poder colonial, não sendo bem sucedidos. Em 1830, o vereador Pereira Guimarães, requer a demolição do Pelourinho por estar “embaraçando a praça e não ter uso para a Câmara presente”. Em 20 de abril de 1833, é a vez do vereador Alexandre Manoel de Araújo Porto, que em sessão da Câmara, faz um inflamado discurso contra o pelourinho: “para que mais conservar em uma praça pública o horroroso aspecto de um pelourinho, de uma coluna, das que sustentavam o Governo Metropolitano de dolorosa recordação?”, e termina o seu discurso dizendo: “apressemo-nos em destruir para sempre aquele instrumento de crueldade, hoje inútil ao Brasil”. O vereador Rocha, pede então a palavra e diz: “Se uma lei é quem mandava levantar aquele monumento, está persuadido que só outra poderia mandar demolir”. A Câmara, decide então consultar o Governo, que em portaria do Estado dos Negócios do Império, datada de 25 de junho de 1833, em nome do Imperador, declarava que deveria ser conservado o dito pelourinho, enquanto por alguma deliberação do poder legislativo não fosse mandado destruir todos os que existissem no Império.
Em 1865, a Câmara de Cabo Frio, recebe uma portaria do Governo Principal, ordenando que esta informe com brevidade “se ainda há pelourinho neste município, onde estão colocados, e qual o uso que dele se faz”. Delibera a mesma Câmara, que a comissão de redação, responda negativamente.
Atualmente, o Pelourinho encontra – se exposto nos jardins da Casa dos 500 Anos de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário